Hoje desvendo um pouco sobre as particularidades da Rinoplastia para pessoas em idade avançada, o que deve ser levado em conta antes de fazer uma rinoplastia senil e os cuidados. Continue acompanhando!
Rinoplastia em Idosos
07 Fev
|
4 min de leitura
A vaidade, que é mais frequentemente associada aos jovens, também têm espaço na vida daqueles na melhor idade. Isso porque, com o fácil acesso a tecnologias e hábitos saudáveis, hoje, muitos idosos se vêem no descompasso entre a aparência envelhecida e o estado de espírito cada vez mais jovem.
Hoje desvendo um pouco sobre as particularidades da Rinoplastia para pessoas em idade avançada, o que deve ser levado em conta antes de fazer uma rinoplastia senil e os cuidados. Continue acompanhando!
Você verá por aqui:
-
O que deve ser levado em conta na antes de fazer uma rinoplastia senil?
-
Existe idade máxima?
-
Os riscos aumentam?
-
O pós-operatório muda em algum aspecto?
-
Conclusão
Com o avanço da idade, as estruturas nasais, como cartilagens e ligamentos, sofrem enfraquecimento, que, associado à perda de elasticidade da pele, resulta em alterações. As mais comuns são a queda da ponta do nariz até o comprometimento das narinas durante a respiração.
Em muitos casos, essas alterações estruturais podem até prejudicar a função respiratória.
Sendo assim, a rinoplastia em idosos pode trazer não apenas ajustes estéticos, mas também funcionais, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
No entanto, existem algumas características que precisam ser levadas em conta antes de garantir que a cirurgia plástica para o nariz é adequada ao caso.
O que deve ser levado em conta antes de fazer uma rinoplastia senil?
Assim como pacientes de qualquer faixa etária, idosos precisam passar pela avaliação de um cirurgião plástico antes de se submeterem a uma rinoplastia.
Por meio da análise do especialista em cirurgia plástica, será confirmada a real necessidade e possibilidade de seguir com o procedimento.
Durante a avaliação, o profissional deverá levar em conta características como:
-
Atual condição de saúde do paciente;
-
Existência de doenças crônicas que possam interferir no resultado da rinoplastia;
-
A textura e tipo da pele;
-
As condições reais da estrutura cartilaginosa nasal;
-
Via respiratória.
Mesmo para pacientes não idosos, antes de realizar qualquer tipo de cirurgia plástica, é essencial
passar pela avaliação de um cirurgião plástico a fim de conhecer todos os riscos e possibilidades do procedimento, alinhar as expectativas e, principalmente, garantir a segurança.
Existe idade máxima?
Não existe idade máxima para a realização de um procedimento cirúrgico eletivo, desde que o paciente apresente condições de saúde favoráveis ao procedimento.
De maneira geral, independentemente da idade do paciente, apenas um cirurgião poderá confirmar se ele está apto à cirurgia ou indicar a técnica ideal para o caso.
Os riscos aumentam?
De forma isolada, quando se pensa em um procedimento cirúrgico em um paciente com mais de 60 anos, já se pressupõe que os riscos são aumentados. Esse pensamento se dá justamente porque relaciona-se a idade avançada com o envelhecimento do organismo.
No entanto, existem outros fatores que deverão ser considerados para a análise do risco cirúrgico em qualquer cirurgia voltada para pacientes na terceira idade, como por exemplo os hábitos de vida cultivados até então.
Nesses casos, cabe ao cirurgião avaliar as condições físicas do candidato antes de dar o ok para a realização do procedimento. Isso implica realizar uma anamnese bem detalhada e exames completos que possam indicar qualquer alteração na saúde do paciente.
O pós-operatório mudo em algum aspecto?
A fase de recuperação é uma das mais importantes de todo o processo. Os cuidados para um paciente da terceira idade que tenha realizado uma rinoplastia são, basicamente, os mesmos de qualquer outro.
O que provavelmente apresentará mudança será o tempo de recuperação – que poderá ser maior, dependendo da capacidade de cicatrização do organismo.
Quanto ao resultado, o paciente deve ter em mente que a busca pela naturalidade e a preservação dos traços étnicos e pessoais são fundamentais em qualquer fase da vida.
A grande verdade é que a idade não interfere diretamente no processo. O que é necessário ter em mente é, sobretudo, a importância de manter uma vida saudável e procurar um cirurgião capacitado para tal procedimento.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas. E caso tenha interesse pelo procedimento, marque uma avaliação!
Gostou? Compartilhe esta publicação:
Veja mais orientações
Rinoplastia em Pacientes com Nariz Largo: Estratégias Específicas
A rinoplastia é um procedimento versátil e altamente personalizado, adaptado para atender a uma variedade de necessidades estéticas e funcionais.
Rinoplastia em Crianças: É Segura e Necessária?
A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, é um dos procedimentos estéticos mais populares entre adultos, tanto para corrigir aspectos estéticos quanto funcionais, como dificuldades respiratórias.
A Rinoplastia e a Arte da Simetria Facial: Abordagem Prática
A simetria facial desempenha um papel fundamental na percepção da beleza e da harmonia do rosto.
Agende sua consulta
Convênios atendidos
Possuímos ampla parceria com convênios para melhor lhe atender, confira abaixo o seu plano e agende sua consulta!
(51) 993 340 524
(51) 3336-5436
contato@joaopedrogarcia.com.br
Av. Ipiranga, 6690, Sala 505
Centro Clínico da PUCRS - Porto Alegre/RS