Descubra tudo sobre o desvio de septo e suas consequências.
Dificuldade em respirar? Pode ser Desvio de Septo!
07 Fev 2024
|
3 min de leitura

Você tem a sensação de respirar mal pelo nariz? Às vezes mesmo em repouso tem a impressão de respirar com dificuldade? Ou até mesmo durante uma atividade física? Fique atento, pois são as principais consequências do desvio de septo.
Muitas pessoas reclamam e ainda não sabem deste problema que pode afetar a qualidade do sono, provocar cansaço e provocar secura na boca. Os sinais e sintomas podem variar de acordo com a gravidade do desvio existente. Afeta tanto mulheres quanto homens, de crianças à idosos.
Hoje separei tudo o que você precisa saber sobre o desvio de septo, como perceber o problema, quais as causas e consequências e como tratá-lo. Continue acompanhando!
O que é o desvio de septo?
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. O problema só requer atenção quando interfere na função de respirar.
Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. O esperado seria que essa separação resultasse em duas fossas nasais idênticas, o que raramente acontece.
O desvio de septo pode se manifestar na infância ou ser um distúrbio congênito. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. A pessoa fere o nariz numa queda, num acidente automobilístico ou ao praticar esportes, por exemplo.
Existem outras alterações?
Sim. Outra alteração relacionada com o septo nasal é a perfuração do septo nasal que pode ou não estar associada a desvio do septo. Em caso de perfuração, as causas podem ser variadas: traumatismo, cirurgia prévia, uso de medicação no nariz ou drogas, entre outras. Às vezes causam crostas, secura nasal, sangramentos frequentes e obstrução nasal. O tratamento definitivo para a perfuração é a cirurgia.
Os desvios do septo podem afetar à todos e tanto pode aparecer apenas em um dos lados (à direita ou à esquerda), ou em alguns casos pode ser bilateral.
Grau do desvio do septo
Existem diferentes graus de desvio do septo de acordo com o afastamento do centro do nariz para a parede lateral. Quanto maior for o desvio, maior será o grau de obstrução dessa fossa nasal.
Um desvio mais acentuado causa uma maior obstrução e uma sintomatologia mais exacerbada. No entanto, existem desvios acentuados unilaterais (com desvio para a esquerda ou para a direita) ou bilaterais (por exemplo “à frente” à direita e “atrás” à esquerda) com relativamente poucas queixas para o grau de desvio.
Para confirmar e avaliar se o desvio do septo é muito ou pouco obstrutivo, pode ser feito um exame que mede o fluxo de ar e a resistência da passagem do ar em cada narina em separado, que se chama Rinomanometria.
Quais os sinais e sintomas no desvio de septo?
Com certeza, o principal sintoma é a obstrução e congestão nasal. A sensação de dificuldade em respirar pelo nariz, em repouso ou durante a atividade física é a principal consequência do desvio do septo.
Por sua vez, a dificuldade em respirar pelo nariz pode afetar a qualidade do sono, provocar cansaço, facilitar a roncopatia ou ressonar (com ou sem apneia do sono) e provocar secura na boca (mais frequente durante a noite).
Outras queixas frequentes são dores de cabeça, formação de crostas e epistaxis (sangramentos nasais) recorrentes.
A rinite crónica e/ou a sinusite crônica pode estar associada ao desvio do septo. Um desvio do septo pode dificultar essa drenagem e assim facilitar o aparecimento da sinusite. Porém todas estas alterações originam um conjunto de sinais e sintomas diversificados.
Os sinais e sintomas podem variar de acordo com a gravidade do desvio existente.
Causas do desvio de septo
O desvio do septo pode afetar quer adultos quer crianças (desvio de septo infantil). As duas principais causas para o desvio do septo são as seguintes:
Gostou? Compartilhe esta publicação:
Veja mais orientações

Mentoplastia: Como Melhorar o Contorno Facial e Conquistar o Rosto dos Seus Sonhos
Se você já se olhou no espelho e sentiu que o seu queixo não está em harmonia com o restante do rosto, saiba que não está sozinho.

O Passo a Passo da Rinoplastia Estruturada: Como Transformar o Seu Nariz com Segurança
Se você está considerando transformar o seu nariz com uma rinoplastia estruturada, é provável que tenha várias dúvidas sobre o procedimento.

Rinoplastia e Envelhecimento: Mantendo Resultados ao Longo dos Anos
A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por pessoas que desejam melhorar a aparência do nariz, seja por questões estéticas ou funcionais.
Agende sua consulta
Convênios atendidos
Possuímos ampla parceria com convênios para melhor lhe atender, confira abaixo o seu plano e agende sua consulta!



























(51) 993 340 524
(51) 3336-5436
contato@joaopedrogarcia.com.br
Av. Ipiranga, 6690, Sala 505
Centro Clínico da PUCRS - Porto Alegre/RS