Foto de tratamento estético

Zumbido

Um problema comum, o zumbido afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas. O zumbido não é uma condição em si é um sintoma de uma condição subjacente, como perda auditiva relacionada à idade, lesão no ouvido ou distúrbios do sistema circulatório

Agendar Consulta

Visão geral

Zumbido (tinnitus) é a percepção de ruído ou zumbido nos ouvidos. Um problema comum, o zumbido afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas. O zumbido não é uma condição em si é um sintoma de uma condição subjacente, como perda auditiva relacionada à idade, lesão no ouvido ou distúrbios do sistema circulatório

Embora incômodo, o zumbido geralmente não é um sinal de algo sério. Embora possa piorar com a idade, para muitas pessoas, o zumbido pode melhorar com o tratamento. Tratar uma causa subjacente identificada às vezes ajuda. Outros tratamentos reduzem ou mascaram o ruído, tornando o zumbido menos perceptível.

Sintomas
O zumbido envolve a sensação irritante de ouvir o som quando nenhum som externo está presente. Os sintomas do zumbido incluem esses tipos de ruído fantasma em seus ouvidos:

Toque
Zumbido
Rugido
Click
Assobio


O ruído fantasma pode variar em tom de um rugido baixo ( som grave) a um guincho alto ( agudo), e você pode ouvi-lo em um ou ambos os ouvidos. Em alguns casos, o som pode ser tão alto que pode interferir na sua capacidade de se concentrar ou ouvir o som real. O zumbido pode estar presente o tempo todo, ou pode ir e vir.

Existem dois tipos de zumbido.

Zumbido subjetivo é o zumbido só você pode ouvir. Este é o tipo mais comum  . Pode ser causada por problemas de ouvido no ouvido externo, médio ou interno. Também pode ser causada por problemas nos nervos auditivos (auditivos) ou na parte do cérebro que interpreta sinais nervosos como sons (vias auditivas).
Objetivo zumbido é zumbido seu médico pode ouvir quando ele ou ela faz um exame. Este tipo raro de zumbido pode ser causado por um problema nos vasos sanguíneos, uma condição óssea da orelha média ou contrações musculares.
 

Causas
Várias condições de saúde podem causar ou agravar o zumbido. Em muitos casos, uma causa exata nunca é encontrada.

Uma causa comum do zumbido é o dano nas células da orelha interna. Pêlos delicados e minúsculos no ouvido interno se movem em relação à pressão das ondas sonoras. Isso faz com que as células da orelha liberem um sinal elétrico através de um nervo do ouvido (nervo auditivo) para o cérebro. Seu cérebro interpreta esses sinais como som. Se os pêlos dentro da orelha interna estiverem dobrados ou quebrados, eles podem "vazar" impulsos elétricos aleatórios para o cérebro, causando zumbido.

Outras causas do zumbido incluem outros problemas de ouvido, condições crônicas de saúde e lesões ou condições que afetam os nervos do ouvido ou o centro auditivo no cérebro.

Causas comuns do zumbido
Em muitas pessoas, o zumbido é causado por uma dessas condições:

Perda auditiva relacionada à idade. Para muitas pessoas, a audição piora com a idade, geralmente começando por volta dos 60 anos. A perda auditiva pode causar zumbido. O termo médico para este tipo de perda auditiva é presbiacusia.
Exposição a ruído alto. Ruídos altos, como os de equipamentos pesados, motosserras e armas de fogo, são fontes comuns de perda auditiva relacionada ao ruído. Dispositivos de música portáteis, como MP3 players ou iPods, também podem causar perda de audição relacionada ao ruído se forem tocados em voz alta por longos períodos. O zumbido causado pela exposição a curto prazo, como assistir a um concerto barulhento, geralmente desaparece; A exposição prolongada a sons altos pode causar danos permanentes.
Tampão de cerume. A cera protege o canal auditivo, retendo a sujeira e retardando o crescimento de bactérias. Quando muita cera se acumula, torna-se muito difícil de lavar naturalmente, causando perda de audição ou irritação do tímpano, o que pode levar ao zumbido.
Alterações ósseas no ouvido. O endurecimento dos ossos do ouvido médio (otosclerose) pode afetar sua audição e causar zumbido. Esta condição, causada pelo crescimento ósseo anormal, tende a ocorrer nas famílias.
Outras causas do zumbido
Algumas causas do zumbido são menos comuns, incluindo:

Doença de Meniere. O zumbido pode ser um indicador precoce da doença de Meniere, um distúrbio do ouvido interno que pode ser causado pela pressão anormal do fluido do ouvido interno.
Distúrbios da ATM. Problemas com a articulação temporomandibular, a articulação de cada lado da cabeça na frente das orelhas, onde o maxilar inferior se encontra com o crânio, podem causar zumbido.
Lesões na cabeça ou lesões no pescoço. Trauma na cabeça ou no pescoço pode afetar o ouvido interno, os nervos auditivos ou a função cerebral ligada à audição. Tais lesões geralmente causam zumbido em apenas um ouvido.

Neuroma acústico. Esse tumor não benigno (benigno) se desenvolve no nervo craniano que vai do cérebro para o ouvido interno e controla o equilíbrio e a audição. Também chamado de schwannoma vestibular, esta condição geralmente causa zumbido em apenas uma orelha.


Distúrbios dos vasos sanguíneos ligados ao zumbido
Em casos raros, o zumbido é causado por um distúrbio dos vasos sanguíneos. Este tipo de zumbido é chamado de zumbido pulsátil. Causas incluem:

Aterosclerose. Com a idade e o acúmulo de colesterol e outros depósitos, os principais vasos sangüíneos próximos ao ouvido médio e interno perdem um pouco de sua elasticidade - a capacidade de se flexionar ou expandir levemente a cada batimento cardíaco. Isso faz com que o fluxo sanguíneo se torne mais forte, tornando mais fácil para o seu ouvido detectar as batidas. Você geralmente pode ouvir este tipo de zumbido em ambos os ouvidos.
Tumores de cabeça e pescoço. Um tumor que pressiona os vasos sangüíneos em sua cabeça ou pescoço (neoplasia vascular) pode causar zumbido e outros sintomas.
Pressão alta. Hipertensão e fatores que aumentam a pressão arterial, como estresse, álcool e cafeína, podem tornar o zumbido mais perceptível.
Fluxo sangüíneo turbulento. Estreitamento ou torção em uma artéria do pescoço (artéria carótida) ou veia em seu pescoço (veia jugular) pode causar fluxo sanguíneo irregular e turbulento, levando ao zumbido.
Malformação de capilares. Uma condição chamada malformação arteriovenosa (MAV), conexões anormais entre artérias e veias, pode resultar em zumbido. Este tipo de zumbido geralmente ocorre em apenas um ouvido.


Medicamentos que podem causar zumbido
Vários medicamentos podem causar ou piorar o zumbido. Geralmente, quanto maior a dose desses medicamentos, pior se torna o zumbido. Muitas vezes o ruído indesejado desaparece quando você para de usar esses medicamentos. Medicamentos conhecidos por causar ou agravar o zumbido incluem:

Antibióticos, incluindo polimixina B, eritromicina, vancomicina e neomicina
Medicamentos para câncer, incluindo mecloretamina e vincristina
 (diuréticos), como bumetanida, ácido etacrínico ou furosemida
Medicamentos de quinina usados ​​para malária ou outras condições de saúde
Certos antidepressivos podem agravar o zumbido
Aspirina tomada em doses extraordinariamente altas (geralmente 12 ou mais por dia)


Fatores de risco
Qualquer pessoa pode sentir zumbido, mas esses fatores podem aumentar o risco:

Exposição ao ruído alto. A exposição prolongada a ruídos altos pode danificar as minúsculas células ciliadas sensoriais no ouvido que transmitem o som para o cérebro. As pessoas que trabalham em ambientes ruidosos - como operários de fábrica e construção, músicos e soldados - estão particularmente em risco.

Idade. À medida que você envelhece, o número de fibras nervosas funcionais nos ouvidos diminui, podendo causar problemas auditivos, muitas vezes associados ao zumbido.
Gênero. Os homens são mais propensos a sentir zumbido.
Fumar. Os fumantes têm um risco maior de desenvolver zumbido.
Problemas cardiovasculares. Condições que afetam o fluxo sangüíneo, como pressão alta ou artérias estreitas (aterosclerose), podem aumentar o risco de zumbido.


Complicações


O zumbido pode afetar significativamente a qualidade de vida. Embora isso afete as pessoas de forma diferente, se você tem zumbido, você também pode experimentar:

Fadiga
Estresse
Problemas de sono
Dificuldade de concentração
Problemas de memória
Depressão
Ansiedade e irritabilidade
Tratar essas condições associadas pode não afetar diretamente o zumbido, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Prevenção


Em muitos casos, o zumbido é o resultado de algo que não pode ser evitado. No entanto, algumas precauções podem ajudar a prevenir certos tipos de zumbido:

Use proteção auditiva. Com o tempo, a exposição a ruídos altos pode danificar os nervos dos ouvidos, causando perda de audição e zumbido. Se você usa serras elétricas, é músico, trabalha em uma indústria que usa maquinaria barulhenta ou usa armas de fogo (especialmente pistolas ou espingardas), use sempre proteção auditiva over-the-ear.
Abaixe o volume. A exposição a longo prazo a músicas amplificadas, sem proteção auditiva ou ouvindo música em volume muito alto através de fones de ouvido, pode causar perda de audição e zumbido.
Cuide da sua saúde cardiovascular. Exercício regular, comer direito e tomar outras medidas para manter seus vasos sanguíneos saudáveis ​​pode ajudar a prevenir o zumbido ligado a doenças dos vasos sanguíneos.

Diagnóstico
Exame do ouvido, cabeça e pescoço para procurar possíveis causas de zumbido. Os testes incluem:

Audição (exame audiológico). Como parte do teste, você se sentará em uma sala à prova de som, usando fones de ouvido através dos quais serão reproduzidos sons específicos em uma orelha de cada vez. Você indicará quando poderá ouvir o som e seus resultados serão comparados com resultados considerados normais para sua idade. Isso pode ajudar a descartar ou identificar possíveis causas do zumbido.
Movimento. Ao exame fisico, sera solicitado mover os olhos, apertar o maxilar ou mover o pescoço, os braços e as pernas. Se o zumbido se alterar ou piorar, isso pode ajudar a identificar um distúrbio subjacente que necessite de tratamento.
Testes de imagem. Dependendo da causa suspeita do zumbido, você pode precisar de exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento


Tratar uma condição de saúde subjacente
Para tratar o zumbido, o médico primeiro tentará identificar qualquer condição tratável subjacente que possa estar associada aos seus sintomas. Se o zumbido é devido a uma condição de saúde, seu médico pode ser capaz de tomar medidas que possam reduzir o ruído. Exemplos incluem:

Remoção de cera. A remoção da cera afetada pode diminuir os sintomas do zumbido.
Tratar uma condição de vaso sanguíneo. As condições vasculares subjacentes podem exigir medicação, cirurgia ou outro tratamento para resolver o problema.
Mudando sua medicação. Se um medicamento que você está tomando parece ser a causa do zumbido,  poderá ser recomendado parar ou reduzir o medicamento, ou mudar para um medicamento diferente.


Supressão de ruído
Em alguns casos, o ruído branco pode ajudar a suprimir o som, tornando-o menos incômodo.Pode-se sugerir o uso de um dispositivo eletrônico para suprimir o ruído.

Dispositivos incluem:

 Ruído branco. Esses dispositivos, que produzem sons ambientais simulados, como chuva caindo ou ondas do mar, são muitas vezes um tratamento eficaz para o zumbido. Você pode querer experimentar uma máquina de ruído branco com alto-falantes de travesseiro para ajudá-lo a dormir. Ventiladores, umidificadores, desumidificadores e condicionadores de ar no quarto também podem ajudar a cobrir o ruído interno durante a noite.
Aparelhos auditivos. Estes podem ser especialmente úteis se você tiver problemas de audição, bem como zumbido.
Dispositivos de mascaramento. Usados ​​no ouvido e semelhantes aos aparelhos auditivos, esses dispositivos produzem um ruído branco contínuo de baixo nível que suprime os sintomas do zumbido.
Treinamento de zumbido. Um dispositivo  fornece ruidos   individualmente programada para mascarar as freqüências específicas do zumbido que você experimenta. Com o tempo, essa técnica pode acostumá-lo ao zumbido, ajudando-o a não se concentrar nele. Aconselhamento é muitas vezes um componente importante.


Medicamentos
As drogas não podem curar o zumbido, mas em alguns casos elas podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas ou complicações. Medicações possíveis incluem:

Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina, têm sido utilizados com algum sucesso. No entanto, esses medicamentos geralmente são usados ​​apenas para zumbido grave, pois podem causar efeitos colaterais incômodos, incluindo boca seca, visão turva, constipação e problemas cardíacos.
Benzodiazepincios :pode ajudar a reduzir os sintomas do zumbido, mas os efeitos colaterais podem incluir sonolência e náusea. Também pode se tornar um hábito, o que pode ser prejudical.

Dr. João Pedro Tedesco

Agendar uma Consulta
Foto de Dr. João Pedro Tedesco

Convênios atendidos

Possuímos ampla parceria com convênios para melhor lhe atender, confira abaixo o seu plano e agende sua consulta!

Logo do plano Amil
Logo do plano AFISVEC
Logo do plano AJURIS
Logo do plano ASSEFAZ
Logo do plano ASSOCIAÇÃO SAÚDE RURAL DE ALEGRETE
Logo do plano AGEMED
Logo do plano BACEN
Logo do plano BRADESCO
Logo do plano CABERGS
Logo do plano CAF
Logo do plano CARE PLUS
Logo do plano COOPERSINOS
Logo do plano DOCTOR CLIN
Logo do plano ELETROSUL/ELETROBRAS
Logo do plano GEAP
Logo do plano GOLDEN
Logo do plano IPE
Logo do plano LIFE SAÚDE
Logo do plano MEDICESERVICE
Logo do plano OMINT
Logo do plano PETROBRAS DISTRIBUIDORA
Logo do plano SAMEISA
Logo do plano SAUDE CAIXA
Logo do plano SAUDE PAS
Logo do plano SULAMERICA
Logo do plano SULMED
Logo do plano TACCHIMED

(51) 981 271 824

(51) 3336-5436

contato@joaopedrogarcia.com.br

Av. Ipiranga, 6690, Sala 505

Centro Clínico da PUCRS - Porto Alegre/RS

Enviar mensagem

Agendar Consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais