Visão geral
Tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como sentir-se fraco, tonto, fraco ou instável. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou seus arredores estão girando ou se movimentando é chamada de vertigem. A tontura é uma das razões mais comuns pelas quais os adultos visitam seus médicos. Freqüentes tonturas ou constantes tonturas podem afetar significativamente sua vida. Mas tontura raramente sinaliza uma condição de risco de vida. O tratamento da tontura depende da causa e dos seus sintomas. Geralmente é eficaz, mas o problema pode recorrer.
Sintomas
Pessoas com tontura podem descrevê-lo como uma série de sensações, tais como: Uma falsa sensação de movimento (vertigem) tontura ou sensação de desmaio Instabilidade ou perda de equilíbrio Uma sensação de flutuação, tontura ou cabeça pesada Essas sensaçoes podem ser desencadeadas ou agravados por andar, levantar ou mover a cabeça. Sua tontura pode ser acompanhada de náusea ou ser tão repentina ou grave que você precise se sentar ou deitar. O episódio pode durar segundos ou dias e pode ocorrer novamente.
A tontura tem muitas causas possíveis, incluindo distúrbios do ouvido interno, enjôo e efeitos de medicação. Às vezes é causada por uma condição de saúde subjacente, como má circulação, infecção ou lesão. A maneira como a tontura faz você se sentir e seus gatilhos fornecem pistas para possíveis causas. Quanto tempo dura a tontura e quaisquer outros sintomas, você também ajuda a identificar a causa. Problemas do ouvido interno que causam tontura (vertigem) Seu senso de equilíbrio depende da entrada combinada das várias partes do seu sistema sensorial. Estes incluem seu: Olhos, que ajudam a determinar onde seu corpo está no espaço e como ele está se movendo; Nervos sensoriais, que enviam mensagens ao seu cérebro sobre os movimentos e posições do corpo ;Orelha interna, que abriga sensores que ajudam a detectar a gravidade e o movimento de vaivém
Vertigem
É a falsa sensação de que seus arredores estão girando ou se movendo. Com distúrbios do ouvido interno, seu cérebro recebe sinais do ouvido interno que não são consistentes com o que seus olhos e nervos sensoriais estão recebendo. Vertigem é o que resulta quando o cérebro trabalha para resolver a confusão.
Causas
Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Essa condição provoca uma sensação intensa e breve, mas falsa, de que você está girando ou se movendo. Esses episódios são desencadeados por uma rápida mudança no movimento da cabeça, como quando você se vira na cama, senta ou experimenta um golpe na cabeça. A VPPB é a causa mais comum de vertigem. É causada pela migraçao de pequenos cristais que causam sensacao de tontura quando movimentados.
Infecção. Uma infecção viral do nervo vestibular, chamada neurite vestibular, pode causar vertigem intensa e constante. Se você também tiver perda auditiva súbita, pode ter labirintite.
Doença de Meniere. Esta doença envolve o acúmulo excessivo de fluido no ouvido interno. É caracterizada por episódios súbitos de vertigem que duram até várias horas. Você também pode experimentar perda auditiva flutuante, zumbido no ouvido e a sensação de ouvido entupido.
Enxaqueca. Pessoas que experimentam enxaquecas podem ter episódios de vertigem ou outros tipos de tontura, mesmo quando não estão tendo uma dor de cabeça severa. Esses episódios de vertigem podem durar minutos a horas e podem estar associados à dor de cabeça, bem como à sensibilidade à luz e ao ruído.
Problemas de circulação que causam tontura .Você pode se sentir tonto, desmaiar ou desequilibrado se o seu coração não estiver bombeando sangue suficiente para o cérebro. Causas incluem:
Queda da pressão arterial. Uma queda dramática na sua pressão arterial sistólica - o maior número de leituras da pressão arterial - pode resultar em uma breve tontura ou uma sensação de desmaio. Pode ocorrer depois de se sentar ou levantar muito rapidamente. Essa condição também é chamada de hipotensão ortostática.
Má circulação sanguínea. Condições como cardiomiopatia, ataque cardíaco, arritmia cardíaca e ataque isquêmico transitório podem causar tontura. E uma diminuição no volume sanguíneo pode causar fluxo sanguíneo inadequado para o cérebro ou ouvido interno.
Outras causas de tontura
Condições neurológicas. Alguns distúrbios neurológicos - como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla - podem levar à perda progressiva do equilíbrio.
Medicamentos A tontura pode ser um efeito colateral de certos medicamentos - como medicamentos anti-convulsivos, antidepressivos, sedativos e tranquilizantes. Em particular, os medicamentos para baixar a pressão arterial podem causar desmaio se eles reduzirem demais a pressão sangüínea.
Transtornos de ansiedade. Certos distúrbios de ansiedade podem causar tontura ou sensação de tontura, muitas vezes referida como tontura. Estes incluem ataques de pânico e medo de sair de casa ou estar em grandes espaços abertos (agorafobia).
Baixos níveis de ferro (anemia). Outros sinais e sintomas que podem ocorrer juntamente com tontura se você tiver anemia incluem fadiga, fraqueza e pele pálida.
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia). Esta condição geralmente ocorre em pessoas com diabetes que usam insulina. Tontura (vertigens) pode ser acompanhada de suor e ansiedade.
Superaquecimento e desidratação. Se você estiver ativo em climas quentes ou se não beber líquidos suficientes, poderá se sentir tonto por superaquecimento (hipertermia) ou por desidratação. Isto é especialmente verdadeiro se você tomar certos medicamentos para o coração.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar o risco de ficar tonto incluem:
Idade : Os adultos mais velhos são mais propensos a ter condições médicas que causam tontura, especialmente uma sensação de desequilíbrio. Eles também são mais propensos a tomar medicamentos que podem causar tontura.
Se você já teve tontura antes é mais provável que você fique tonto no futuro.