Visão Geral
Os pólipos nasais são tumores macios, indolores e não cancerosos no revestimento das vias nasais ou seios nasais. Eles caem como lágrimas ou uvas. Eles resultam de inflamação crônica devido à asma, infecção recorrente, alergias, sensibilidade a drogas ou certos distúrbios imunológicos.Pólipos nasais pequenos podem não causar sintomas. Crescimentos maiores ou grupos de pólipos nasais podem bloquear suas passagens nasais ou causar problemas respiratórios, perda do olfato e infecções freqüentes.
Os pólipos nasais podem afetar qualquer pessoa, mas são mais comuns em adultos. Medicamentos muitas vezes podem encolher ou eliminar pólipos nasais, mas às vezes a cirurgia é necessária para removê-los. Mesmo após o tratamento bem sucedido, os pólipos nasais retornam frequentemente.
Sintomas
Os pólipos nasais estão associados à inflamação do revestimento das vias nasais e sinusais que dura mais de 12 semanas (rinossinusite crônica, também conhecida como sinusite crônica). No entanto, é possível - e até um pouco mais provável - ter sinusite crônica sem pólipos nasais.
Os próprios pólipos nasais não causam sintomas, por isso, se forem pequenos, podem não ser percebidos. Múltiplos pólipos ou grandes podem bloquear suas passagens nasais e seios.
Sinais comuns e sintomas de sinusite crônica com pólipos nasais incluem:
Um nariz escorrendo
Entupimento persistente
Gotejamento pós-nasal
Sentido de olfato diminuído ou ausente
Perda do sentido do paladar
Dor facial ou dor de cabeça
Dor nos dentes superiores
Uma sensação de pressão sobre sua testa e rosto
Ronco
Diagnóstico
Pode ser baseado nas respostas a perguntas sobre os sintomas, um exame físico geral e um exame do nariz. Outros testes diagnósticos incluem:
Endoscopia nasal. Um tubo estreito com uma lente de aumento iluminada em uma pequena câmera (endoscópio nasal) permiteum exame detalhado dentro do nariz e dos seios da face.
Estudos de imagem. As imagens obtidas com tomografia computadorizada (TC) podem ajudar a identificar o tamanho e a localização dos pólipos em áreas mais profundas de seus seios e avaliar a extensão da inflamação. Esses estudos também podem ajudar seu médico a descartar a presença de outras possíveis obstruções em sua cavidade nasal, como anormalidades estruturais ou outro tipo de crescimento canceroso ou não canceroso.
Tratamento
O objetivo do tratamento para os pólipos nasais é reduzir seu tamanho ou eliminá-los. Medicamentos são geralmente a primeira abordagem. A cirurgia pode às vezes ser necessária, mas pode não fornecer uma solução permanente, pois os pólipos tendem a recorrer.
Cirurgia
Se o tratamento medicamentoso não encolher ou eliminar os pólipos nasais, você pode precisar de cirurgia endoscópica para remover os pólipos e corrigir problemas com os seios que os tornam suscetíveis à inflamação e ao desenvolvimento de pólipos.
Na cirurgia endoscópica, o cirurgião insere um pequena câmera (endoscópio) em suas narinas e o guia para as cavidades do seio. Usa pequenos instrumentos para remover pólipos e outras obstruções que bloqueiam o fluxo de fluidos de seus seios.
Pode ser necessario ampliar as aberturas que levam os seios da face para as passagens nasais. A cirurgia endoscópica é geralmente realizada como um procedimento ambulatorial.
Após a cirurgia, deverá ser usado um spray nasal com corticosteroide para ajudar a prevenir a recorrência de pólipos nasais. Lavagem nasal com soro fisiológico é usado para promover a cicatrização após a cirurgia.