Introdução
Com os recentes avanços na tecnologia, incluindo o endoscópio nasal, a cirurgia sinusal é quase sempre realizada inteiramente através do nariz, sem incisões na face ou na boca. O endoscópio nasal é um pequeno telescópio de metal iluminado colocado na narina. O endoscópio permite que o cirurgião veja dentro do nariz e seios, geralmente com uma câmera de vídeo especial acoplada ao endoscópio. Hoje, a cirurgia endoscópica dos seios é tipicamente feita sem tamponamento nasal, com dor leve e curto período de recuperação.
Porque é realizada
O motivo mais comum para se fazer cirurgia endoscópica é a “rinossinusite crônica” ou, mais comumente, “sinusite crônica”. A rinossinusite crônica é um termo geral para inflamação (inchaço) do nariz e seios da face que não melhora suficientemente com o tratamento médico. Crônica significa que a inflamação permanece no nariz e nos seios da face e não desaparece com o tempo (geralmente por pelo menos 3 meses). Infecção, pólipos nasais , alergias ou irritantes, e outras coisas podem causar esta inflamação do nariz e seios da face. Muitas vezes, não sabemos exatamente por que os pacientes têm rinossinusite crônica ou sinusite crônica.
Razões menos comuns para se fazer uma cirurgia sinusal podem incluir: infecções recorrentes (ou seja, as infecções desaparecem com medicamentos, mas retornam muito rapidamente), infecções sinusais que se espalham para os olhos, face ou cérebro, , tumores nas cavidades nasais e sinusais (tumores cancerosos ou não-cancerosos), vazamento de fluido cerebral no nariz, obstrução do canal lacrimal e outros. Além disso, os recentes avanços na cirurgia endoscópica do seio permitem que o cirurgião da sinusite alcance áreas do cérebro e da glândula pituitária para neurocirurgiões, ou para as órbitas (órbitas oculares) para certos procedimentos oftalmológicos. Cada caso individual é diferente.
Pós Operatorio
Tamponamento pode ser usado durante a cirurgia, embora, em geral, isso seja menos comum do que no passado. . O período de recuperação irá variar dependendo da cirurgia realizada e do paciente individual. Muitas pessoas não sentem muita dor após a cirurgia sinusal, mas cada paciente é diferente. Geralmente, desconforto pós-operatório, congestão e drenagem devem melhorar após os primeiros dias, com sintomas leves, por vezes, persistentes várias semanas após a cirurgia. Como a cirurgia sinusal é apenas um passo no tratamento de sua doença sinusal, seu cirurgião também pode colocá-lo em medicamentos que podem incluir lavagens salinas, sprays nasais de esteróides e, possivelmente, antibióticos.